quarta-feira, 3 de junho de 2009

o contrário de aprender é culpar


Certo ministro do evangelho disse em uma pregação que o contrário de aprender é culpar. Seu nome é Tim Redmand. A princípio essa informação parece não proceder. Porque o contrario de aprender é culpar? Em sua pregação ele falava a respeito de uma experiência vivida com um de seus filhos ainda criança. O caçula bateu no mais velho, ele flagrou a cena e chamou a atenção do filho perguntando-lhe se ele havia batido no irmão, ao que estranhamente respondeu que não havia feito aquilo. De forma alguma havia batido no irmão. Chorava e afirmava que não havia feito aquilo e o ministro dizia: - não minta para mim, eu vi você bater no seu irmão. Mas ele continuava: - não papai, eu não bati nele. Foi minha mão que bateu nele, não fui eu!

O pequeno estava querendo sair da situação sem levar a culpa, para isso ele culpou a mão. Parece simplesmente coisa de criança, mas não é. O contrário de aprender é culpar! Sem admitir a culpa ele ficava numa situação confortável de se sentir aliviado do peso da culpa, mas não aprenderia que assumir a responsabilidade dos próprios atos o levaria a aprender algo com aquela situação. Não admitir a culpa do ato cometido é confortável, mas causa deformidade no caráter.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com você. Tem tudo a ver querido, comigo e com você. Quantas vezes não reclamamos que as coisas não estão dando certo porque é culpa do marido, da sogra, do cunhado, da tia, da avó, do filho, do pastor, da igreja, do patrão. A culpa é do governo, do clima, da cidade, de Deus, mas não é sua culpa. A perfeição chegou ai e ficou não é mesmo? O contrário de aprender é culpar!

É assim mesmo querido? Ta todo mundo errado menos você? Melhor rever seus conceitos. É confortável a sua posição de encontrar erro em todo mundo menos em você, mas isso não significa que você está certo. Faça uma auto-análise.
Eu lembro de um exemplo muito conhecido na bíblia de alguém que queria ficar isento da culpa, mas na verdade era tão responsável por seus atos quanto qualquer pessoa. Pilatos quis se isentar da responsabilidade de mandar Jesus pra morrer, note que ele quis culpar somente os judeus, mas foi tão culpado quanto qualquer outro (Lucas cap. 23).

Não é confortável admitir erros, mas você pode aprender admitindo seus erros e conduzindo outras pessoas a não cometerem os mesmos. Seja sábio, não aos seus próprios, mas aprenda a sabedoria que vem do alto. Quando você parar de culpar vai passar a aprender e se tornar alguém melhor.

Para meditar em algo que trará clareza: Salmo 119:105 e Provérbios 6:23.

Luclécia Silva

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails