quinta-feira, 25 de junho de 2009

Adoração ou bajulação?


Tenho ensinado que há uma linha tênue entre a adoração e a bajulação. É muito fácil deixarmos de adorar ao Senhor por aquilo que Ele é e começarmos a bajular-lhe com as nossas músicas, louvor, dons e talentos a fim de recebermos dele o que necessitamos. Somos ensinados a buscar os acréscimos e não o Reino de Deus. Veja Mt 6.33.

Certo dia conversando sobre estas coisas com uma pastora que passava férias em minha casa, ela disse-me que determinado dia em sua igreja um irmão muito simples aproveitou que foi dada uma oportunidade na igreja para quem quisesse se expressar e foi à frente. Muitos ficaram temerosos com o que ele iria falar, pois era uma pessoa muito simples e tinham medo de que falasse alguma baboseira. Este irmão simplesmente deixou uma indagação para a igreja. Ele fez a seguinte pergunta: - Se o Senhor Jesus lhe dissesse que ao final de sua vida você não iria para o céu mesmo sendo obediente em tudo, qual seria a sua reação? Esta pergunta gerou uma manhã de discussão teológica entre os pastores daquela igreja, porém revelou algo muito importante que já vou lhes dizer, porém depois de relatar que depois de terminada aquela conversa com a pastora saí de casa e levei a mesma pergunta para a sala de aula do seminário.

Fiz a mesma pergunta aos meus alunos e disse-lhes para esquecerem por um momento as questões teológicas, pois alguns logo poderiam dizer que se uma pessoa foi fiel ela iria para o céu. As respostas foram surpreendentes. De uma delas eu me lembro com muito assombro. Uma aluna disse:

- É como se o chão se abrisse sob os meus pés! Se eu não puder ir para o céu de que faz sentido ser obediente?

Eu perguntei-lhe o que ela faria então? E ela disse-me:

- Eu voltaria para o mundo e aproveitaria tudo aquilo de que tenho sido privada!

A maioria das respostas seguiu neste mesmo tom, entretanto um aluno me surpreendeu. Ele disse que não era obediente e fiel aos princípios bíblicos apenas porque queria ir para o céu. Ele era obediente e fiel porque amava a Jesus e se no final Jesus achar que ele não merece ir para o céu o que importa é viver a vida amando a Jesus!

Como aqueles pastores reunidos debatendo sobre a indagação daquele irmãozinho constatei uma tremenda verdade vivida por muitos crentes:

Muitos se escravizam com o desejo de ir para o céu!

Mas como assim?

Há muitos crentes que têm como alvo ir para o céu, pois lhes foi prometido que lá toda a dor vai cessar. Lá será um lugar de descanso, de alegria e satisfação. As pessoas sabem que na outra ponta do espectro está o inferno esperando por aqueles que são desobedientes ao Senhor e pelo medo de ir para lá se esforçam para alcançar o céu.

O problema é que no meio de tudo isso esquecem-se que o nosso maior galardão não é o céu ou qualquer outra coisa que Deus queira nos dar na eternidade. O nosso maior presente é o gozo, a alegria, a satisfação de estar pertinho de Jesus. Se Jesus estiver no céu eu quero estar lá! O céu sem Jesus não faz sentido algum. De que adianta ruas de ouro, mansões adornadas com pedras preciosas e outras coisas se Jesus não estiver lá?

O bom é que nós podemos gozar de sua presença enquanto estamos aqui nesta vida. Observe este texto:

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será a amado de meu pai e eu também o amarei e me manifestarei a Ele” (João 14.15 e 21)

Este texto deixa claro que a nossa obediência deve ser conseqüência do amor ao Senhor e ainda há uma promessa: Se o amarmos seremos amados e o Senhor se manifestará a nós! Jesus não está falando que se manifestará no dia do juízo final. O contexto aqui é a vinda do Espírito Santo como consolador. Se o amarmos de verdade o Espírito Santo será o nosso ajudador, intercessor, consolador, advogado e amigo. Estas são algumas das traduções da palavra “Parakletos” no grego!

Você querido irmão é amante ou prostituta? Adora ou bajula? Ama ao Senhor ou ama o céu e os favores do Senhor?

Pr. Valdecy de Jesus Marques - Igreja de Deus em Cabuçu

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails