quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Princípios de uma reforma religiosa

Por Kléber Nobre de Queiroz

Ao falar de avivamento precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmos: estamos vivendo um verdadeiro avivamento no Brasil? O Crescimento da igreja brasileira pode se caracterizar um avivamento?

Vamos à luz do texto meditar sobre quais são os princípios de um grande avivamento, à luz da Bíblia e da história do povo de Deus.

1. A ênfase na palavra de Deus

Esdras 7.10 “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do SENHOR e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”. O primeiro livro a ser impresso com a criação de imprensa é a Bíblia. Lutero tem a preocupação de colocar a língua no idioma alemão e com isso deu uma grande contribuição para a consolidação do idioma alemão. E em todos os reformadores havia a preocupação com a o ensino da Palavra de Deus.

2. Arrependimento verdadeiro

Só a palavra de Deus pode nos levar ao verdadeiro arrependimento, pois é ela que nos revela a vontade de Deus. O arrependimento significa mudança de rumo, de mudanças de hábitos, de atitudes, de práticas contrárias à Palavra de Deus.

Não existe avivamento sem arrependimento, sem mudança de caráter. Sem que Deus trate a nossa língua, o nosso pensamento, as nossas ações, os nossos relacionamentos.

3. Preocupação com os necessitados

Uma marca distintiva dos avivamentos foi a preocupação com o próximo em suas necessidades físicas e espirituais e emocionais.

Aqui, podemos enfatizar o que se chama de missão integral. Devemos atender o ser humano em suas necessidades físicas e espirituais.

Diz-se de John Wesley, que promoveu um grande avivamento na Inglaterra, que não fosse a obra espiritual e social realizada por ele, a Inglaterra teria passado por uma revolução sangrenta como foi a francesa.

A propósito, a Escola Dominical, nasce da combinação do ensino da Palavra de Deus com a preocupação social. Ela foi criada para ensinar a ler com a Bíblia as crianças que não podiam ir à escola durante a semana porque estavam trabalhando.

4. Louvor Intenso

Só um coração puro, contrito e arrependido pode desfrutar da alegria do Senhor que nos fortalece.

Os períodos de avivamento são períodos muito férteis para a celebração. No período da reforma, Lutero, disseminou a reforma através dos hinos. John Wesley, que promoveu o avivamento na Inglaterra tinha em seu irmão Charles um grande auxiliar. Charles Wesley compôs muitos hinos e ajudou no avivamento. Não existe avivamento, sem louvor, sem celebração, sem festa.


Aplicações:

1. Se queremos um avivamento em nossa nação devemos orar para que Deus levante expositores da Palavra de Deus que a exponham com clareza, profundidade e autoridade. Alguns podem ter clareza, mas não têm profundidade, outros têm profundidade, mas, não têm clareza. Outros têm clareza e profundidade, mas não têm autoridade. O ideal é se ter as três coisas. Mas, a autoridade para pregar e ensinar e está acima das outras. A clareza pode ser conseguida com o estudo da didática, a profundidade pode ser obtida com o estudo das ciências bíblicas, como Exegese, Teologia, Hermenêutica, etc..., Mas a autoridade é algo que é dada por Deus e é conseqüência de uma vida de santidade e temor a Deus.

2. Se queremos um avivamento em nossa nação devemos orar por arrependimento e santidade de vida. Deus nos chamou para santidade de vida. A santidade de vida só é possível quando nós nos arrependemos. Que haja um clamor por arrependimento, por confissão de pecados, que Deus esteja colocando o seu povo em pranto por causa do seu pecado.

3. Oremos para que Deus desperte o seu povo para o clamor dos necessitados. O clamor das meninas que vendem o seu corpo, dos meninos que cheiram cola, dos famintos, dos desabrigados, dos desesperados. Alegre, festeje, celebre com a abundância que Deus tem dado, mas não se esqueça dos necessitados.

4. Oremos para que haja um grande movimento de louvor e adoração em nosso país. Que brote de um coração grato a Deus pelo perdão e pela redenção.

Autor: Kléber Nobre de Queiroz

Fonte: [ Sola Fide Blog ] Via: Bereianos

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails